segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ciências Sociais em luta!

Quinta-feira, dia 20 de Agosto boa parte do corpo discente do Curso de Ciências Sociais juntamente com alguns professores, realizaram a primeira de uma série de manifestações publicas em protesto contra o impedimento que muitos estudantes e ex-estudantes Licenciados em Ciências Sociais pela UFCG que foram aprovados no concurso público para seleção de professores de Filosofia e Sociologia para a rede estadual de ensino de exercerem suas funções de docência.
A questão está na redação do edital Nº 01/2008, que rege o concurso. Segundo oficio da reitoria da UFCG encaminhado ao governo do Estado, a não contratação de candidatos egressos depois de 1998, conforme o edital em referência, sem citar em que normas, pareceres ou portarias do MEC se baseia atingiu diretamente a UFCG e o seu alunado. A redação foi equívoca ao se basear em interpretação de pareceres e resoluções pretéritas do MEC, já superadas pela atual legislação. Das cercas de 250 vagas oferecidas no concurso, 99 foram preenchidas pelos classificados, e destes apenas 25 tomaram posse.
Mesmo diante do claro equívoco na redação do Edital do concurso, as secretarias de Administração e Educação agem de forma intransigente e desrespeitosa com os estudantes negando deliberadamente aos Cientistas Sociais aprovados o direito de lecionarem Sociologia na educação básica do estado. Enquanto isso, 150 mil alunos das escolas estaduais estão sem professor de Sociologia.
Já estão previstas pelo menos mais dois atos públicos organizados pelos Cientistas Sociais da Paraíba: a 2ª mobilização ocorrerá na terça-feira dia 25 de agosto. A concentração será a partir das 8:30hs, no Centro Acadêmico de Ciências Sociais (Bloco BA, Térreo), e o ato público está previsto para o final da manhã na entrada da universidade. A 3ª mobilização está prevista para o dia 3 de Setembro, na capital do estado, João Pessoa.
Os estudantes de Ciências Sociais da UFCG, por meio do seu Centro Acadêmico, vêm a público denunciar as atitudes de intransigencia a desrespeito por parte do governo da Paraíba. A LUTA É DE TODOS!!!
.

Nenhum comentário: