quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Aprovados em Sociologia fazem mais um protesto

.
Mayra Silva Diniz Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso
.
Licenciados em Ciências Sociais que foram aprovados no último concurso público da Secretaria de Educação da Paraíba para o cargo de professor de Sociologia e não puderam assumir o cargo tendo em vista um item no edital que determina que apenas graduados com diploma anterior a 1998 estão aptos para dar aulas realizaram ontem um novo protesto em Campina Grande.Segundo os recém-formados que passaram na seleção, existe uma resolução no Conselho Estadual de Educação que garante direito a licenciados em Sociologia ou licenciados em Ciências Sociais de exercerem a docência da disciplina de Sociologia no ensino básico. Além da resolução do CEE, a Lei de Diretrizes e Bases do Brasil também garante a função aos aprovados.
.
Manifestação no Auditório da FIEP
.
Mayra Silva Diniz Gomes, formada em licenciatura em Ciências Sociais pela UFCG e aprovada em primeiro lugar no concurso, afirmou que a secretaria cometeu um equívoco ao elaborar o edital. “Com essa medida, eles estão excluindo os jovens cientistas sociais de exercerem seu trabalho. Pior que isso, estão desqualificando a igualdade do diploma de licenciados em Sociologia e Ciências Sociais garantidas pelo Ministério da Educação”, denunciou.
.
Manifestantes conversam com o Secretário Sales Gaudêncio e o Reitor Tompsom Mariz
.
Os cientistas sociais fizeram uma manifestação ontem à tarde na Praça da Bandeira, em Campina Grande, pedindo a convocação dos aprovados. Eles alegam que a Secretaria de Educação pode resolver o problema de forma pacífica e imediata com a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta. A secretaria no entanto reafirma que o edital foi elaborado com base numa resolução do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e que os alunos já sabiam da exigência antes mesmo de se inscreverem no concurso.
.
Manifestação nas imediações da Praça da Bandeira
.
Noventa e nove candidatos foram classificados para o cargo, mas apenas 25 puderam tomar posse na data prevista por terem entrado nos cursos antes de 1998. Cerca de 15 alunos recém-formados entraram com ações na Justiça e conseguiram liminares para assumir o cargo. Mas para os alunos, é preciso que todos os que foram aprovados na seleção tenham o direito assegurado.

Na FIEP

Após o Ato Público na Praça da Bandeira, os cientistas Sociais se dirigiram ao Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, onde se realizava o Seminário internacional “Desenvolvimento Sustentável e Territórios Rurais: Desafios para a Ação Pública” evento realizado pela UFCG em parceria com instituições francesas, inserido na programação do Ano da França no Brasil. No local, os manifestantes conversaram informalmente com o Secretário Sales Gaudêncio e com o Reitor Tompsom Mariz, sendo pré-marcadas audiências com ambos.
.
José Wilton, um dos aprovados no Concurso, avaliou positivamente as manifestações, pela razão de poderem expor suas questões pela primeira vez diretamente com o secretário de Educação, e também pelo alcance que as manifestações tiveram na comunidade acadêmica presente no Auditório da FIEP, e na sociedade em geral.
.
O Movimento prevê novas manifestações.
.
.
* Com Informações de Jaqueline Santos/Jornal da Paraiba, Edição de 23 de Setembro de 2009.
* Clique nas Imagens para velas em tamanho maior.

Nenhum comentário: