quarta-feira, 28 de outubro de 2009

“ORDEM NA CASA!”


.Renato Cristiano Lima Barreto
Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Ciências Sociais
________________________

CIENTISTAS SOCIAIS,

Os nossos cumprimentos não poderiam ser outros que não fossem o agradecimento por acreditar e apostar em mudanças, mudanças essas que vem se concretizando a cada dia com a participação e o apoio daqueles que prezam pela coletividade.
Iniciamos nossos trabalhos com um único pensamento: Fazer valer o apoio e a credibilidade depositada em nossa equipe. As dificuldades são muitas, mas o medo e a omissão jamais serão atributos de todos aqueles que se dizem Outsiders. Tão bom quanto falar, é ter o que falar! Por isso, preparamos com muito carinho esse informativo que constava na nossa carta programa, e que nada mais é do que a prestação de contas de todo um trabalho que vem sendo realizado no curto espaço de tempo desde que fomos escolhidos para representar os alunos do melhor curso de Ciências Sociais do Nordeste(segundo o ENADE 2009).
A todos aqueles que apostam no sucesso, mais uma vez, nosso muito obrigado. Fica aqui um convite: Sejam, também, Outsiders. Opinem, critiquem, mais acima de tudo, construam!
“Sonha e serás livre de espírito. Luta e serás livre na vida.” Che Guevara.

A diretoria do CACS agradece a todos que acreditaram em nossa proposta, especialmente a:

Daniel Oliveira, Fernanda, Livia, Allane, Jamile, Kaline, Deborah, Jessica Souza, Luciene,Isis, Wilton, Rommel, Thiago piolinha, Ana Clara, Diego Maia, Aldenor, Jardelle,Fabiolla, Kassia, Mayra, Conceição, Diego Sousa, Melise, Hammul, Elma, Jacema, Daniel Luis, Rayssa, Bruno Mota, Sonali, Anderson, Darllan, Natana, Nadylle, Jonatta, Waldenio, João,Renatinha, Francinete, Romana, Sammata, Eduarda, Araguacy, Cintya, Arjuna...
Agradecemos ainda aqueles que assinaram o abaixo assinado alterando a data da eleição, a toda turma dos bolas 2009.1 e dos feras 2009.2

Prestação de contas da Gestão OUTSIDERS

Em Julho de 2009 foi eleita a nova diretoria do Centro Acadêmico de Ciências Sociais - UFCG. Com um grande desafio pela frente, a primeira medida adotada pelos OUTSIDERS foi a de colocar “ordem na casa.”
Era notável a necessidade de executar mudanças tanto no espaço físico como no jeito de administrar e dialogar com as pessoas. Antes dos Outsiders tomarem posse, o CACS “dormia” constantemente aberto, devido à fechadura quebrada;
Não existia limpeza periódica, prova disso era o ar-condicionado que exalava poeira para todos os lados, além das lixeiras que transbordavam , deixando o ambiente pouco convidativo; antena da televisão quebrada; DVD que vivia guardado, etc.
Logo no primeiro dia de gestão da nova diretoria o cenário começou a mudar. Uma nova forma de organização foi apresentada aos usuários: Salas extremante limpas; ar condicionado revisado; nova realocação dos moveis, oferecendo por um lado, maior espaço e conforto para os freqüentadores, e por outro, proporcionando um ambiente climatizado para estudos e reuniões, como é o caso da sala de estudos; aquisição de um suporte de televisão e DVD, garantindo brevemente a inauguração do projeto “CINE-CACS”.
É claro que ainda existem muitas coisas que merecem passar por mudanças.
A Diretoria de Estruturação do CACS está trabalhando num projeto de reforma que acontecerá em Dezembro deste ano. Além disso, já foi estabelecido um contato com a Unidade Acadêmica/Departamento no sentido de adquirir um armário, para atender a uma demanda antiga de muitos alunos que não tem onde guardar seus objetos pessoais.
São apenas 3 meses de gestão, ainda existem muitos desafios pela frente, mas como diria Flávio José : “A lagarta rasteja até o dia em que cria asas”


CONFRATERNIZANDO UM NOVO TEMPO: A festa posse...

Apesar da nova diretoria tomar posse sem nenhum centavo em caixa, a festa de comemoração de um novo tempo para o movimento estudantil não poderia passar em branco. E isso realmente não passou! vários colegas contribuíram da forma que puderam para que o CACS tivesse uma das melhores festas da sua história. Esse foi o marco da retomada da integração entre os alunos de ciências sociais. A festa foi um sucesso! Musica ao vivo e muita gente animada, dezenas e dezenas de pessoas lotaram o Centro Acadêmico com o intuito de celebrar a vitoria e a retomada da integração entre os alunos do curso.

"FERAS: BEM-VINDOS!" Uma recepção de sucesso...

Os Outsiders promoveram uma das mais bem sucedidas recepçoes aos feras. Essa atividade consistiu em pelo menos 5 fases:
· Acompanhamento e orientação na montagem das disciplinas, bem como entrega de um jornal informativo( Caderno Social), contendo informações sobre o curso e sobre a universidade;
· Trote legal: aquela velha brincadeira de se passar por professor ( os feras caíram direitinho na conversa da professora Mayra e seus compassas Natália, Conceição!)
· Trote cidadão: Arrecadação de alimentos e roupas, que foram doados a uma instituição de caridade e a algumas pessoas carentes;
· Comes & bebes: Antes dos feras se deliciarem com alguns “quitutes” oferecidos pelo CACS tiveram que passar por um ritual de passagem, onde tiveram seus rostos pintados numa saudável dinâmica de perguntas e respostas, enquanto aguardavam a grande festa de recepção;
· A grande festa: mais uma festa de sucesso promovida pelo CACS. Alguns feras foram embora cedo por conta do transporte...já outros...ficaram até tarde e saíram no lucro! A festa foi bastante animada e contou com duas bandas de Pop Rock.

VIAGEM: ENECS - 2009: “Saudosa maloca, maloca querida...”

.

A nova diretoria não mediu esforços para conseguir O transporte para os mais de 50 participantes do Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais, em João Pessoa, PB. Foram vários ofícios, inúmeras visitas ao vice-reitor da UFCG, ao chefe da PRAC, e finalmente ao gabinete do professor Alexandre Gama, que liberou o ônibus nas ultimas horas. Mais o trabalho não parou por aí, a comissão organizadora do ENECS pediu o apoio da CACS no sentido de conseguir transporte para os professores palestrantes. Mais todo esse esforço valeu a pena! Foi bonito ver uma das maiores delegações cantando, brincando e se divertindo muito durante o percurso e durante o evento. A viagem para o ENECS/2009 foi simplesmente demais. É importante ressaltar que a gestão Outsiders é composta por 19 membros, e, que enquanto parte da Diretoria se deslocou para coordenar a viagem, uma outra parte dedicou-se intensamente para garantir a manutenção e a administração do CACS.

.

CAMPANHA DO ÔNIBUS PARA O CH: O CACS liderou mais uma campanha


Diante da dificuldade em adquirir um transporte para congressos, os Outsiders tomaram a iniciativa de realizar um abaixo assinado em prol da aquisição de um ônibus exclusivo para o nosso Centro de Humanidades, o que facilitaria a participação dos estudantes, do referido Centro, em congressos, conferencias e eventos em geral. O abaixo assinado contou com pouco mais de 700 assinaturas (recolhidas em uma semana), e foi encaminhado para as autoridades competentes.

SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: Um problema além das fronteiras da Universidade...

O ano de 2009 deveria ser uma data comemorativa para a Educação Brasileira, deveria ser o marco da retomada do ensino de Sociologia e Filosofia no ensino médio. Contudo, essa retomada não passou de mera ficção. É possível ver que a Paraíba os coronéis que se revezam no Governo não estão nenhum pouco preocupados com a situação da educação no Estado, muito menos no país. O impasse do Governo do Estado em resolver a injustiça cometida contra os Cientistas Sociais da UFCG e UFPB que ingressaram na universidade após 1998 ultrapassa as fronteiras da universidade e atinge cerca de 150 mil alunos da rede publica que estão sem aulas de Sociologia, ou que estão sendo ensinados por profissionais de outras áreas da educação.
Diante disso, o CACS vem atuando em manifestações, assembléias e reuniões com o intuito de chamar a atenção do Governo da Paraíba para a resolução do problema. Essa não é uma luta só do CACS, mais também de todos estudantes e ex- estudantes de Ciências Sociais do Brasil.
Desde já, o CACS agradece a participação de todos os colegas, e faz um agradecimento especial aos colegas de outros cursos que solidarizam com o problema.


CONSAD & CEPE: VITORIA DA CLASSE ESTUDANTIL!


Os Outsiders conseguiram colocar, novamente, num curto espaço de tempo o CACS no rumo das lutas e da verdadeira representação estudantil, coisa que há muito tempo não se tinha conhecimento.
O C.A ocupa duas cadeiras nas assembléias do Departamento/Unidade. Em setembro/2009 a diretoria travou – numa assembléia do departamento – uma intensa discussão em defesa do voto paritário para a próxima eleição do Centro de Humanidades, pasmem! Nessa assembléia a maioria dos nossos professores de ciências sociais se posicionaram contra o voto paritário.
Tendo em vista que a universidade é sustentada pelo tripé composto por discentes, docentes e técnicos Administrativos, e que a ausência de qualquer um desses elementos extinguiria o sentido de UNIVERSIDADE, os estudantes não poderiam se contentar em ver os rumos de nossa instituição sendo traçados apenas pelos professores, isso sem duvida seria uma grande injustiça. Uma universidade com estudantes “mudos, calados, ou omissos”, é uma universidade sem consciência. Diante disso, o Centro Acadêmico de Ciências Sociais convocou uma reunião histórica com a presença dos Centros Acadêmicos de Administração, Economia, Filosofia, Geografia e História, e juntos conseguiram ocupar cadeiras do CONSAD (Conselho Administrativo) e do CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), conseguindo, dessa forma, forças suficientes para decidir como deveria ser o processo eleitoral para a escolha dos diretores do Centro de Humanidades. A vitória foi total! A união desses C.A´s possibilitou não só a decisão pela PARIDADE, mais também uma coisa inédita na universidade: A possibilidade de qualquer professor e técnico administrativo com vinculo efetivo na universidade se candidatar a diretores do nosso CH.
É com a participação de todos que a Universidade se torna mais justa!

.

Nenhum comentário: