quarta-feira, 19 de maio de 2010

Seminário sobre Ditadura Militar começa nesta quarta na UFCG


Através de exposição de fotografias, vídeos e mesas redondas, evento vai debater os 21 anos de repressão vividos no Brasil

Será realizado de 19 a 21 deste mês, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Seminário Direito à Verdade e à Justiça,que debaterá o período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). O evento, aberto a toda comunidade, é uma realização dos centros acadêmicos de Ciências Sociais e Letras, em parceria com o Centro de Humanidades (CH).

A abertura será nesta quarta, 19, às 18h, no Hall das Placas do CH, onde será aberta oficialmente a exposição Direito a Memória e a Verdade – A ditadura no Brasil – 1964 a 1985, que recorda os 21 anos de repressão que o Brasil viveu no período da Ditadura Militar.

Organizada cronologicamente em painéis de 2 metros de altura, a mostra expõe através de fotografias os primeiros momentos do golpe de estado que mergulhou o país no período da Ditadura Militar até os grandes comícios populares das Diretas Já.

Em seguida, será formada uma mesa redonda que debaterá o tema A repressão durante a Ditadura Militar e o alcance da Lei da Anistia na perspectiva dos perseguidos políticos. O debate está previsto para começar às 19h, no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, campus de Campina Grande.

Durante os três dias do seminário, além de mesas redondas, ainda está prevista a exposição de vídeos sobre a Ditadura Militar. No dia 20 de maio, estudantes do Colégio Estadual da Prata participarão dos vídeos-debates. Os professores interessados em organizar turmas para participar do evento devem entrar em contato com a coordenação através do e-mail cacs.ufcg@hotmail.com

Confira programação:

19 de maio

18h – Exposição Direito à Memória e à Verdade – Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH)
Local: Hall das Placas – Centro de Humanidades - UFCG

19h – Mesa: A repressão durante a Ditadura Militar e o alcance da Lei da Anistia na perspectiva dos perseguidos políticos
Convidados: Professor Maurino Medeiros (UACS-UFCG), Professor Fabio Freitas (UACS – UFCG), Professora Rosilene Montenegro (Diretora do Centro de Humanidades – UFCG), Professor: Manoel Donato de Almeida (UAECO-UFCG), Renato Cristiano Lima Barreto (Centro Acadêmico de Ciências Sociais – UFCG), Jacqueline Barbosa (Centro Acadêmico de Letras – UFCG)
Local: Auditório do Centro de Extensão – UFCG

20 de maio

8h - Exposição de vídeo sobre a Ditadura Militar
Expositor: Professor Maurino Medeiros (UACS)
Local: Auditório do DCE/UFCG

14h - Vídeo debate – Ditadura Militar e Movimento Estudantil
Expositores: Professor Maurino Medeiros (UACS/UFCG), Renato Cristiano Lima Barreto (C.A. Ciências Sociais), Edson Gonsalves Filho (Pesquisador/UFCG)
Local: Auditório do DCE/UFCG

21 de maio

10h - Mesa: Assistência Estudantil nas universidades Brasileiras (Panorama atual)
Convidados: Thalita Martins Lindoso (Diretoria geral de Assistência Estudantil/UNE), Renato Cristiano Lima Barreto (C.A. Ciências Sociais/UFCG), Arjuna Escarião (C.A. Matemática/UFCG)
Local: Auditório do Centro de Extensão.


Nenhum comentário: