segunda-feira, 29 de março de 2010

Sociologia no Ensino Médio é tema de seção na câmara de JP

.
Estudantes da UFCG compareceram em grande número à seção

.
“Cientistas Sociais em Luta! Pelo Direito de Trabalhar”. Esta foi a mensagem que os estudantes e profissionais das Ciências Sociais exibiram durante sessão especial ocorrida na tarde desta quinta-feira (25), que pautou a Implantação da Disciplina de Sociologia no Ensino Médio, atendendo solicitação da Associação Profissional dos Cientistas Sociais da Paraíba (Solidum).

Presenças – Integraram a mesa da sessão, além da parlamentar socialista Sandra Marrocos (PSB), que presidiu os trabalhos; o vereador Edmilson Soares (PSB), o representante do SINTEP, a representante da Secretaria Estadual de Educação, Girleide Medeiro, e ainda, Paulo Xavier; Terence Mulhal, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Professora de Sociologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Severino José de Lima; que faz parte da Comissão de Acompanhamento da implantação de Sociologia no Ensino Médio e Edmilson Cantalice, representando a Representante da Associação Profissional dos Cientistas Sociais da Paraíba (Solidum).

A professora Girleide Medeiro, representante da Secretaria Estadual de Educação, explicou que está sensível á problemática enfrentadas pelos estudantes e profissionais da sociologia, em especial, aos concursados que ainda não foram chamados pelo Governo do Estado. “Nós não concordamos com o que está acontecendo, mas, outros estados também passam por este problema, o que eu vou levar de mais forte para o secretário é esta reinvidicação, que tem que ser resolvida com urgência”.

O professor Severino José de Lima revelou que 800 cientistas sociais, entre graduandos e graduados, sofrem com a má aplicação da lei. “A partir de 1998, quando a disciplina de ciências sociais na UFCG, 400 profissionais estão no mercado de trabalho ou na busca de emprego e atualmente, cerca de 400 alunos estão cursando ciências sociais. Este público está sendo prejudicado pela leitura que a Secretaria Estadual de Educação faz, da lei que institui o ensino da disciplina de sociologia no ensino médio”.

Saiba Mais - A obrigatoriedade do ensino de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio, em todas as séries, está prevista na lei Federal n. 11.684/08, frente a preocupação e o retorno de uma formação crítica e integral do ser humano, sancionada no dia 02 de junho de 2008, alterando a Lei n. 9.394/96 (LDB), que estabelece as diretrizes e bases para a educação nacional.

O Estado da Paraíba, um dos últimos estados a vislumbrar cumprir tal determinação, promoveu um concurso público, lançando por meio de Edital público da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Paraíba, em novembro de 2008, realizando a prova de seleção em janeiro de 2009.

Atualmente, a disciplina de Sociologia na rede publica do Estado da Paraíba, está sendo ministrada por professores de educação artística, química, física, biologia, geografia, historia e filosofia, grande parte destes com contratos temporários.

Um comentário:

Centro Acadêmico de Ciências Sociais UFPB disse...

Acabo de adicionar. Havia esquecido Renato. =D
há braços, Jéssica.